Saúde Emocional e Covid-19

Cuidar da saúde mental e emocional durante o surto COVID-19

O surto da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) é dificil para todos nós, acima de tudo porque um surto epidémico impacta em várias dimensões das vidas de quem a experiência. Na dimensão económica e profissional/rotina, na dimensão social, espiritual e existêncial e a dimensão segurança e pertença.

O medo e a ansiedade e preocupação sobre uma doença podem ser esmagadores e provocar emoções mais intensas e que não reconhecemos. As pessoas reagem de forma diferente a situações adversas e stressantes, e por isso o impacto emocional de uma emergência numa pessoa depende de muitos fatores (características e experiências da pessoa, das circunstâncias sociais e económicas da pessoa da sua comunidade,  da disponibilidade dos recursos locais.

                          

As reações comuns durante um surto de doença infecciosa podem incluir:

.Medo e preocupação com próprio estado de saúde e com dos seus entes queridos (que possam ter sido expostos ao COVID-19).

.Alterações no sono ou nos padrões alimentares

.Dificuldade para dormir ou se concentrar

.Piora dos problemas crônicos de saúde

.Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas

.Pessoas com problemas de saúde mental pre-existentes devem continuar com seus planos de tratamento durante uma emergência e monitorar novos sintomas.

.Reconher as emoções, reações e novos ritmos biológicos ajuda o próprio, a sua família e comunidade a se recuperarem de um desastre.  Unir-se aos familiares, amigos e outras pessoas da sua comunidade, aprendendo a cuidar de si e do outro e sabendo quando e como procurar ajuda, é fundamental.

.Estes sintomas são normais face à situação, contudo, se sentir que estas reações interferem com a funcionalidade das atividades diárias muitos dias seguidos, peça ajuda especializada.

                                 

Dicas de Auto Ajuda para este momento de crise e quando procurar ajuda especializada:

1.Evitar a exposição excessiva aos média do COVID-19.

2.Cuide do corpo, alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada.  Introduzir tecnicas de Respiração, meditação e movimento, especialmente durante a quarentena.

3.Introduza hábitos saudaveis na rotina. Exercite-se regularmente, horário para dormir e refeições, evitar álcool, drogas ou consumo de tabaco.

4.Reserve um tempo para o lazer e relaxar. Evitando ao máximo generalizar “Para Sempre”, ou “Nunca mais” não se adequam a uma situação, a um momento, por isso relembre-se a si e aos seus que os sentimentos fortes desaparecerão.

5.Faça pausas ao assistir, ler ou ouvir notícias. Pode ser perturbador ouvir sobre a crise e ver imagens repetidamente. Tente fazer algumas outras atividades que você gosta para voltar à sua vida normal.

6.Conecte-se com outras pessoas. Compartilhe suas preocupações e como você se sente com amigos ou família. Manter relacionamentos saudáveis é possível e hoje em dia temos a tecnologia do nosso lado.

7.Mantenha um senso de esperança e pensamento positivo.

8.Evite Tomar decisões de vida definitivas neste momento

9.Normalmente estas reações, sintomas e emoções tendem a apaziguar quando a situação equilibra, contudo se repara que a situação emocional, piora e que deixa de funcionar gradualmente é momento para pedir ajuda especializada, apoio psicológico (psicólogo) neste momento pode ser bastante útil.

 

 Alguns exemplos que indicam a necessidade de ajuda especializada:

-Insónias e estado de ansiedade intenso

-Incapacidade para manter uma rotina

-Dificuldade em cuidar de si (alimentar-se, higiene..etc..)

-Isolamento ou conflitos exacerbados

-Pensamentos desesperançados e generalistas

-Aumento do consumo de alcoo, tabaco e/ou drogas

-Auto-medicação

-Queixas fisicas, sem causas fisicas.

 

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *